Palestra: IBMEC – Brasília

Depois de um feriado terrível que me deixou de cama por dois dias e mais dois dias no hospital com meu filho, retomo hoje as atividades com uma palestra às 19:00 hs no IBMEC Brasília. Quem tiver interesse e estiver em Brasília fica aqui o convite.

Nesta mesma semana tem também a seminário da FGV/FMI no Rio de Janeiro na quinta e sexta-feira. Vou falar na quinta-feira. No caso do seminário da FGV/FMI, o evento terá transmissão pela internet (informações aqui).

Nos dias 03 e 04 de maio eu e Marcos Lisboa estaremos juntos em Curitiba para dar palestra em no Fórum Interdisciplinar de Direito e Economia (FIDE) de 2016 na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Depois colo aqui as outras palestras programadas que tenho para o mês.

IBMEC

 

 

13 pensamentos sobre “Palestra: IBMEC – Brasília

      • Dalila, neste vídeo ele se refere a apenas meio trilhão no BC. No caso um trilhão seria a soma do que está no BC e no BNDES. É complicado porque ele demonstra desconhecer que o BC é quem opera os leilões de títulos emitidos pelo Tesouro, enquanto negocia a parcela de títulos da dívida em LFTs transformada em contratos de swaps. Diz que o Brasil (ouviu e concordou com os parlamentares) tira dinheiro do orçamento para pagar juros da dívida, nada mais falso. Isso não passa de um mito. Em 2014 e 2015 o Brasil nem superavit primário fez. Em 2002, três anos depois que ele deixou o governo, a dívida bruta era de 62% do PIB, enquanto a liquida representava 60%. O país, à época, não possuía reservas internacionais, tinha débitos com o FMI e os indicadores (juros, inflação, desemprego eram piores que os de hoje). Na minha opinião os recursos da dívida referentes aos investimentos no BNDES, Contratos de Swaps e Reservas Internacionais não deveriam ser contabilizados como dívida.

  1. Mansueto,

    Onde eu poderia encontrar dados de arrecadação e benefícios do RPPS? Nas planilhas do Tesouro e da Previdência só encontro a respeito do RGPS.

    obrigado.

  2. Olá Mansueto. Boa noite!!! O senhor poderia tirar uma dúvida minha, por favor?
    Hoje, alguns aliafos da presidente afirmam que o impeachment iria ferir a isonomia da democracia porque os governos estaduais também pedalaram….. Esse argumento é válido??? Os governos estaduais também pedalaram ou feriram a LRF?? Muito obrigado pela atenção e desculpe o incômodo!

  3. Boa noite, Caro Mansueto.
    Prazer em falar a primeira vez nesse blog de um conterrâneo.
    Falando de pedalada, você não acha que o relatório do Dep. Jovair, até pelo fator pressa, não falhou ao não individualizar como um dos crimes de responsabilidade as pedaladas que vieram de 2014 e continuaram em 2015?
    O pessoal do governo quer fazer crer que a única pedalada de 2015 foi a do Plano Safra…
    Abraços e boa recuperação a todos.
    Francisco Pinheiro
    UnB e Caen

Os comentários estão desativados.