Tolerância

Em um momento tão difícil no debate nacional com agressões entre grupos politicos diferentes e entre nossos amigos, acho que essa foto do encontro histórico do presidente dos EUA, Barack Obama, com o presidente de Cuba, Raul Castro, deve servir de bom exemplo para algo essencial no debate político: tolerância.

Vamos continuar o bom debate. O bom debate baseado em ideias, mesmo com aqueles que muitas vezes não querem debater e partem para agressão física e ataques. Espero que o gesto do presidente Obama sirva também para o seu país, que tem um candidato que prega a intolerância e tudo que é politicamente incorreto.

Captura de Tela 2016-03-22 às 11.30.05.png

 

Foto: Cuba Debate

23 pensamentos sobre “Tolerância

    • “O bom debate baseado em ideias, mesmo com aqueles que muitas vezes não querem debater e partem para agressão física e ataques”.

      Que lógica bizarra é essa, Mansueto? Se for assim, você é a favor de debatermos com o Estado Islâmico, por exemplo, como a Dilma sugeriu???

  1. Ninguém aguenta mais tanta patrulha! Por isso que certos candidatos têm angariado simpatias antes insuspeitadas. Chega de bitolar todos os comportamentos sociais!

    Em relação a Cuba: negócios! Preocuparam-se com a antecipação de europeus e latino-americanos em relação ao fim da ditadura. Mas considerar que o aperto de mão a facínora com milhares da cadáveres nas costas e que oprime seu povo de forma asquerosa é uma atitude condescendente representa tripudiar sobre o sangue de todos que deram a vida por uma pátria livre.

  2. Existem interesses convergentes aí: o Obama (esquerda nos EUA) quer a simpatia do crescente eleitorado latino-americanos, e o Castro quer o fim do embargo (e os dólares dos capitalistas americanos).

    Muito diferente da situação brasileira…

  3. O Raul está babando de alegria…..reparem…. achou alguém pra ajudar a levar o fardo que ele é o irmão construíram !

  4. Pobre povo brasileiro. Ele não obteve nenhuma misericórdia desses que limparam a nação de toda a sua riqueza e o deixou na miséria. Sem educação, sem saúde, sem emprego, sem habitação .E assim mesmo é dele que se exige o maior sacríficio do pagamento de uma divida (para várias gerações futuras – se parar-mos com a roubalheira hoje) e no fim do dia…….pasmem!……tolerância.

    Senhor Mansueto estamos realmente no fim do mundo……digo, do poço.

    Saudações verdes amarelas vindas da República Federativa do Brasil, da terra de juízes que fazem o seu trabalho.

  5. Mansueto gosto muito das suas análises, respeito você e seguirei respeitando. Mas permita-me discordar de você, uma vez que uma ditadura igual a de Cuba não é exemplo pra ninguém, esses bandidos dos Castro tripudiam em cima do povo até os dias de hoje, e Obama certamente não é referência pra ninguém, com aquela fala mansa acha que engana alguém além de ser um desastre para os USA. Finalizando, não acho Trump radical, acho que certas coisas tem que ser combatidas com pulso firme mesmo, e ele está certo em querer proteger o país do arroubo chinês e mexicano, do ódio de certos muçulmanos radicais, e da incompetência de políticos profissionais que iguais aos daqui só querem é ver seu lado, se lixando para as consequências ao país.

  6. Mansueto,

    Foto boa pra Obama e Castro. Eles ocupam o mesmo lado no espectro político. E aqui no Brasil, a agressividade parte do governo, que desqualifica, agride, persegue e assim cria intolerância no lado contrário, o que só serve mesmo aos seus propósitos.
    Não há comparação possível.

  7. Caramba Mansueto…..bem que o senhor tinha dito na Época que era de esquerda….agora defender o diálogo com terroristas e psicóticos que deram sorte de estarem no topo da república aí é demais…só a COT-DPF pra botar essa gente na rua no dia que o impeachment sair….esperava mais de sua pessoa….me decepcionou.

  8. Alguém já ouviu o Obama falar: “nós contra eles ou sul pobre contra o norte rico”?; Que os republicanos não querem andar no mesmo avião que os pobres do Mississipi? Que tirou milhões de americanos da pobreza dado o nível de desemprego quando ele assumiu? Meu avô sempre dizia: quem planta vento um dia colhe tempestade…ta aí!

  9. …Estado islâmico é outra coisa… ?
    O que é mais danoso à Petrobras: uma bomba em suas dependências ou “petrolão”?
    O que é mais danoso ao Brasil: um atentado em que morram alguns milhares de cidadãos ou o desemprego que condena, não só o arrimo da família, mas a todos os componentes desta instituição tão vilipendiada?
    O que causa maior dano: um atentado em uma estação de metrô ou milhares de quilometro de vias de metrô inacabadas e abandonadas por fraudes nas licitações?
    Eu poderia ficar dias nesta brincadeira …. mas vou parar nos três exemplos.

  10. Parabéns Mansueto pela bela reflexão! Ontem foi um dia histórico. Que sirva realmente de exemplo para aqueles que impelidos pela raiva, interesse próprio e auto engano buscam atender seus anseios fomentando a discórdia, o ódio e a violência e colocando em risco as conquistas democráticas do país. Sua posição democrática e madura e suas palavras, cheias de bom senso, me alegram.

  11. Walter Wozniak

    Parabéns mais uma vez Mansueto. O momento é histórico, que ficará marcado para sempre…
    O gesto de Obama, representado nesta foto é subliminar, postura de poucos estadistas, e que muito poucas pessoas têm a sensibilidade de entender.
    O triste é perceber que entre nós, ainda estamos em nível bem inferior para
    interpretá-los. Os comentários comprovam.

    • Lamentavelmente, nem todos estão equipados com metafísica superior que permita descortinar todo o alcance de tão sublime gesto. Pena que o ilustre autor do comentário não tenha compartilhado seus robustos argumentos com reles alienados, permitido que captassem o significado profundo de tão magnífica exegese.

      De todo modo, fica convencionado que o verdadeiro estadista não deve preocupar-se com certas questões menores de respeito a valores universalmente consagrados. E também fica entendido que a convicção ideológica espia todas as culpas e afasta os revolucionários de qualquer acerto com a história.

  12. É ISSO,MANSUETO,TOLERANCIA, ENTENDIMENTO,VERDADE:MAS ,ANTES ,É NECESSARIO QUE SE TENHA UM RUMO:ESSENCIAL;FORTE ABRAÇO,OBRIGADO PELAS POSTANGENS.

  13. Que saco essa PATRULHA IDEOLÓGICA!
    Deixem o Mansueto em paz!
    Democracia é isso, é conviver com as diferenças, onde ninguém é obrigado a pensar igual a ninguém.

  14. Mansueto, concordo inteiramente com você. Acho que falta tolerância no debate de ambos os lados (no Brasil) e o que Obama fez é um ato histórico. Estou fazendo um pós-doc nos EUA e você precisa ver a quantidade de críticas que muita gente vem fazendo em relação à visita de Obama a Cuba. Inacreditável e os argumentos são ainda piores…

  15. Tolerância é uma virtude inegável, talvez uma das mais importantes em uma democracia. Porém se você fosse um cidadão Cubano e fosse usar com Fidel Castro e Che Guevara “O bom debate baseado em ideias, mesmo com aqueles que muitas vezes não querem debater e partem para agressão física e ataques” já estaria no paredão de fuzilamento…

    Infelizmente com esse pessoal não tem conversa. Ser tolerante com ditadores intolerantes (sejam de esquerda ou de direita) coloca em risco a própria existência da tolerância como virtude…

    Ou você acha que seria possível um Mahatma Gandhi na alemanha nazista?
    A atitude pacifista dele só deu em sucesso pois estava tratando com o império britânico e a rule of law / estado democrático de direito.
    Se fosse em qualquer outra ditadura teria sido morto logo no início.

    • O Brasil está sos uma ditadura? Pelo que sei estamos em uma democracia com as instituições funcionado e me parece possível deixar o Lava Jato andar, inclusive apoiar a operação Lava Jato e ter ao mesmo tempo um debate civilizado,

      Ou voce acha correto um bocado de estudantes das nossas universidades irem para as ruas para debater politico aos socos? ou voce acha coreto chamar de burro as pessoas com as quais não concordamos? Isso não é um debate civilizado. Acho melhor dar apoio à Lava jato, fazer as passeatas, mas não partir para a briga. O debate deve ser de ideias e não com socos.

Os comentários estão desativados.