Utilidade Pública: vírus

É impressionante o esforço que um grupo de imbecis faz para tentar roubar a sua senha de banco, dados de cartão de crédito, etc. É sempre o mesmo tipo de truque. Um deles pede a sua senha de e-mail, nome completo e data de nascimento para atualizar o seu cadastro. Nunca mande a sua senha para ninguém.

Outro é notificação da SERASA, comprovante de depósito ou mesmo notificação da Polícia Federal por algum delito que você cometeu. Tudo mentira. Se você tiver aprontado alguma coisa espere com calma o japonês da Federal, pois a Policia Federal não vai mandar um e-mail convidando você para dar um depoimento.

Tem ainda aquele e-mail de uma amiga que não queria lhe perturbar, mas tem que mostrar aquelas fotos que você não vai gostar e que ela está decepcionada e preocupada. Deixe ela ficar decepcionada porque ela não é sua amiga, talvez seja um homem e, ainda por cima, é um truque para infectar o seu computador.

Por fim, o e-mail com vírus que mais tem entrado na minha caixa postal ultimamente é de um parente rico desconhecido que morreu em um país árabe ou africano e que os seus advogados estão loucos para tentar encontrar o seu único herdeiro do mundo para transferir milhões de dólares e esse herdeiro, adivinhem, é você. Em geral esse tipo de e-mail é repleto de erros de português.

Três dicas. Primeiro, não espere receber fortuna alguma de um parente que você não conhece e que mora em um país distante. Segundo, nunca repasse sua senha para ninguém, mesmo que haja ameaça de cancelamento de sua conta de internet, do banco, etc. Terceiro, sempre que lhe mandarem um comprovante de depósito de um dinheiro que você não estava esperando, apague o e-mail.

A nossa sorte é que, em geral, as pessoas que escrevem esses e-mails com vírus podem até ser boas com tecnologias, mas em geral são meio burras. Às vezes tentam coisas mais sofisticadas como a foto de uma multa do seu carro, mas os truques são bem repetitivos.

Enfim, fiquem atentos com a crescente onda de e-mail com vírus e NUNCA esperem receber dinheiro de parente desconhecido. Receber milhões de dólares de um parente desconhecido seria tão absurdo como receber de presente de um amigo um sítio milionário todo reformado sem nenhum interesse por trás disso.

No próximo post volto a falar de assunto sério.

 

 

9 pensamentos sobre “Utilidade Pública: vírus

  1. Realmente, também tenho um parente que morreu ha pouco, uma coisa muito perigosa pois so de clicar em algum link pode ser que obtenham informaçoes, principalmente se o usuario não souber como proteger melhor o computador.

  2. Mansueto, sua revolta é procedente. E há muitas formas de se detectar que é fraude, uma delas é a ausência de identificação pessoal do destinatário da mensagem, outra a não especificidade da mensagem. Ainda temos os crassos erros de português muitas vezes presentes. Falando só dessa última, às vezes é triste o fato de que ela reflete a falência do ensino elementar no país: até meliantes deviam conhecer o português básico e a lógica elementar… Nem isso ! (ainda bem e infelizmente).. Como serão as fraudes na Coréia do Sul…

  3. “Receber milhões de dólares de um parente desconhecido seria tão absurdo como receber de presente de um amigo um sítio milionário todo reformado sem nenhum interesse por trás disso”.
    Adorei! para bom entendedor, meia palavra basta…

  4. Mansueto, bom dia. O que esses caras querem é justamente isso, que sejamos seus filtros, com o que só as vítimas em potencial se apresentam. Se todo mundo responder, passando dados errados, eles terão que checar milhares de e-mails e terão dificuldade para distinguir o joio do trigo. Não resolverá o problema, mas dará um trabalhão para essa turma de safados.
    Paulo Couto

  5. Preciso tanto que a Odebrecht responda aops meus emails.. tenho tentado que tanto ela como a OAS,façam umas reformas aqui .. mas com tudo pago, mas souybe que so fazem reformas e obras de grande porte…

  6. Mansueto, vc utiliza Gmail ou algum outro desses provedores grandes de email? Hj em dia, com a tecnologia de filtro anti spam e anti phishing que esses provedores oferecem, eu mesmo nem consigo me lembrar qual foi o último email desses que realmente chegou na minha caixa de entrada… Lembrando que ao clicar em ‘denunciar spam’ (caso haja essa opção) vc automaticamente contribui para aprimorar o filtro e aumenta a chance de o próximo email que o golpista mandar ser barrado…

  7. Mansueto, já que falou no assunto… Viu o novo livro do Shiller e Akerlof -Phishing for Phools: The Economics of Manipulation and Deception ?

Os comentários estão desativados.