Boas Festas

O ano de 2015 não foi um ano propriamente para se comemorar. Do ponto de vista pessoal foi um bom ano para mim. Nada a reclamar. Do ponto de vista do pais, não conseguimos fazer o ajuste fiscal prometido, a recessão se agravou e entramos em 2016 com muitas indefinições e com um novo ministro da fazenda. Será mais um ano difícil.

Mas este último post do ano não é para gerar polêmica, mas sim para agradecer a todos que tiveram paciência de acompanhar este blog, de ler os meus artigos, de enviar comentários, de concordar e não concordar comigo.

Em especial, me alegra muito quando alguém fala que acompanha o blog e que consegue entender mesmo não sendo economista. Vou tentar escrever ainda mais claro e de forma mais didática. nem sempre tenho sucesso.

Em 2015, o post mais popular deste blog foi um que comentei um artigo terrível do professor André Singer que trazia uma pérola impressionante (ver O bode expiatório e a burguesia) – vale a pena ler o post novamente.

“…Com apoio passivo da classe trabalhadora organizada, Dilma tentou efetivar o anseio rooseveltiano por meio de uma política desenvolvimentista em 2011/12. Mas foi derrotada pela reunificação da burguesia em torno do rentismo, que é avesso de qualquer coisa que cheire a igualdade.”

No mais, o ano terminou com 768 mil visualizações, crescimento de 17% ante 2014, quando o blog teve 654 mil acessos. Não tenho do que reclamar. Quando o blog começou, em 2009, o número de acesso foi apenas 350! Mas começou a crescer muito a partir de 2013. Em 2015, o numero de acessos representou um média mensal de 64 mil visualizações e de 2.134 acessos diários. Isso me deixa muito feliz.

Número de Acessos a Este Blog – 2009 a 2015

Blocg acessos

Desejo a todos Feliz Ano Novo. O ano de 2016 será difícil, mas vamos nos preparar para bons debates. Não vou parar. Vou tentar melhorar e espero contar com a visita de vocês em 2016. Aproveito também para pedir desculpas pelos excessos que cometi nos debates. Volto a escrever no próximo ano.

Abraços, Mansueto Almeida

36 pensamentos sobre “Boas Festas

  1. Mansueto, pela ordem:
    1. Feliz 2016 e que o ano seja ainda melhor que o que termina,
    2. Nosso presente, ao final, foi você não ter parado de escrever no blog, pois de resto, nada a comemorar,
    3. Se houve excesso em algum momento, pode ter certeza de que não foi de sua parte. Você bem sabe que a intimidação e a vitimização são parte do m.o. de boa parte dos que lhe querem pelas costas.
    4. Parabéns por um dos melhores blogs educativos do país.

  2. Mansueto, o seu blog dá uma grande contribuição ao entendimento dos dilemas e desafios das políticas fiscal e monetária no Brasil. É útil para economistas e para não-economistas. Obrigada!
    Deixo aqui os votos de um ótimo Ano Novo para você. Para o país, que 2016 seja o melhor possível… Um grande abraço,
    Sandra Rios

  3. Feliz 2016 Mansueto. Conhecí o blog em 2015 e agora acompanho assiduamente. A qualidade e a clareza ganharam meu interesse. Abraço.

  4. Mansueto

    Feliz ano novo! Sucesso.
    Mantenha-se sempre motivado. Esse blog tem acrescentado muito a um debate de qualidade sobre a realidade econômica do país.

  5. Feliz 2016, Mansueto. Agradeço muito o seu blog, pq a partir da leitura dos seus textos eu passei a entender muita coisa que prá mim, antes, era totalmente obscura. Gosto muito tb de ver vc na televisão e ouvir suas colocações na CBN. Parabéns e obrigada.

  6. Prezado Mansueto, um excelente 2016 para você e todos os leitores. Aqui encontramos referências e informações que nos ajudam a entender questões que falam de forma muito próxima e acessível com o nosso dia a dia. A propósito, ouvi a entrevista que você concedeu hoje à CBN, que foi esclarecedora.
    Infelizmente não tive oportunidade de comentar/contribuir com os seus textos/debates neste ano, embora tenha visitado o blog regularmente.
    Vamos em frente, que temos desafios interessantes à frente!
    Um abraço,
    Emanuel

  7. Caro Mansueto: nós é que temos que agradecer a você por sua generosidade em partilhar informações técnicas relevantes, embasadas e que sustentam as análises de um profundo conhecedor dos assuntos tratados. Levo muitas informações aqui do Blog para as minhas salas de aula, tanto na graduação quanto nos Programas de Pós/MBA. Espero que a sua audiência só aumente, e em 2018, seguindo a nova tendência que está sendo puxada pelo Macri na Argentina, que possamos ter um novo governo liberal de verdade que use e abuse da expertise de tanta gente competente que temos neste Brasil, para nos livrar dos 16 anos de tortura, e que possa recolocar o Brasil novamente na trilha do crescimento sustentável. Feliz 2016! Que Deus o abençoe!

  8. Não sei se é mais fácil comentar a economia “bombando” ou afundando. De qualquer modo, boa sorte. Meus votos de feliz 2016 têm caráter pessoal.

  9. Feliz 2016 Mansueto! Parabéns pela atitude de discutir questões de economia, difíceis ou não, mas fundamentais para se pensar seriamente um futuro digno a este país!

  10. Que 2016 continue sendo bom para vc.
    Agrsdeço_lhe pela paciencia em explicar. aos nao economistas. Aprendi muito com seus artigos.
    Obrigsda
    Sonia Guimaraes

  11. Prof. Mansueto, Descobri seu blog por acaso e logo vi a pertinencia especialmente no que tange as contas publicas. Um assunto bem chato mas suas apresentacoes e comentarios sao didaticas e geralmente claras e tambem nao foge ao debate mais amplo. Parabens e um excelente 2016 para voce e algo melhor para o Brasil.

  12. Mansueto,

    Feliz Ano Novo! Parabéns pelo trabalho. Parabéns pela disposição. Parabéns pelo interesse pelo Brasil.

    Para nós, leitores do Blog, não há a menor possibilidade de pensar que você pode desacelerar no seu trabalho.

    Você nos dá uma grande contribuição em conhecimento e bom senso.

    Um abraço.

    Feliz 2016

    Angela Bittencourt

    ________________________________________

  13. Prezado Mansueto,

    Parabéns por sua capacidade de traduzir assuntos econômicos complexos, como contas públicas, em termos claramente entendíveis.

    Esclarecedoras também foram suas entrevistas nas Páginas Amarelas da Veja e no Jornal Nacional de hoje.

    Tenha um excelente 2016 !!!

    Paulo Roberto

  14. Caro Mansueto, algumas considerações:
    a) parabéns pelo blog e pela excelente qualidade e lucidez dos assuntos abordados;
    b) o ano de 2016 promete ser mais complicado sob a perspectiva política e econômica, mas os debates devem continuar em pauta, pois só assim é que se forma uma massa de conscientização da população a nível nacional;
    c) o Brasil é uma terra maravilhosa, e apesar da grave crise, temos que lutar por um país melhor, mais justo, menos desigual e politicamente menos corrupto; e
    d) desejo a vc e sua família um maravilhoso Ano Novo, com muita saúde, sabedoria e paz no coração.
    Abraço fraternal

    PS: continuo rezando para que o Lula morra antes de 2018.

  15. Prezado Mansueto,

    Parabéns pelo belo trabalho! Acompanho o blog com regularidade e procuro ver suas palestras e entrevistas. Admiro sua clareza, sensatez e moderação, bem como o rigor lógico de seu raciocínio e a preocupação com os dados empíricos e com os números.

    A meu ver, sua voz é muito importante e contribui bastante para o debate público brasileiro, marcado pela polarização, radicalização e falta de informação.

    Mesmo não sendo economista, gosto muito da disciplina e seus textos me ajudam a compreendê-la melhor, então eu também o agradeço.

    Feliz 2016! Tudo de melhor para nós todos e que a recessão que provavelmente nos aguarda não seja tão severa quanto a deste ano.

    Abraços!

  16. Obrigado por suas reflexões lúcidas e abalizadas, que me fizeram conhecer melhor a situação econômica demisso tão sofrido país. Feliz 2016!

  17. Mansueto, valeu. Que Deus continue a lhe dar saúde e sabedoria para escrever sobre economia com tanto brilhantismo e, sobretudo, esclarecer aos leigos o imbróglio econômico que o país está metido. Feliz 2016.

  18. Parabéns, Mansu!

    Os números refletem a competência do autor e sua capacidade única de navegar por temas complexos com uma didática impressionante. Sucesso, felicidade e tudo de bom.

    Abracao,

    Alex

    • Feliz 2016 Mansueto, dá para ver pelos comentários que seu blog simplesmente vicia. Quando mais você comentar, mais as pessoas irão ler – não tenho a menor dúvida disso.

      E o mesmo vale para o caríssimo Alexandre Schwartsman, que acabou de comentar aqui (eu vi no link do nome que era você, Alex, não teve jeito).

      Em um ano que será particularmente interessante devido às eleições municipais, que os senhores mantenham o vício de seus leitores!! =)

      Vida longa e muita saúde a todos nós!!

  19. Mansueto,o mesmo pra você e pra todos os leitores. Não se preocupe com os excessos, porque não houve. O que há é intimidação e truculência onde deveria haver debate, mas nós estamos aqui pra te apoiar.
    Que 2016 traga de volta a serenidade , respeito e contenção ao debate político e econômico.
    Abraços a todos.

  20. Parabéns pelo sucesso!
    Em 2016 contarei com este blog como boa fonte de informação de qualidade.

    Grande abraço ,

    Mauricio Pedrosa

  21. Grande Mansueto!! Venho acompanhando o seu Blog silenciosamente e sou um admirador do seu poder de propagar informações e pontos de vista de forma simples, serena e com muita qualidade. Que nós, nossas famílias e nosso país tenhamos um 2016 feliz!! Um grande abraço!

  22. Mansueto tenho lido a acompanhado as tuas reportagens. Sempre muito boas. Me são úteis pois me dão embasamento quando escrevo do Facebook, no Twitter e no Linkedin. Envio sempre que posso o meu “Manifesto dos Aposentados”, fácil de ser lido buscando no Google. Aproveito para desejar um Feliz 2016.
    E que as aves de mau agouro e a sombra dos escrotos desapareçam do céus do Brasil. Desculpe não aguentei o desabafo.

  23. Parabens meu caro. voce presta serviço ao Brasil e aos brasileiros. Espero tambem que ganhe dinheiro. Continue a escrever. Aprendo com vc e olhe que não sou ignorante. Aprendo muito.

  24. Mansueto, gosto bastante dos post e mesmo não sendo economista, como os outros, tenho uma boa compreensão dos fatos. E bom saber que existe um.economista wue não fala economês. A tarefa dos economistas que estão na mídia é passar ao público de forna simplificada os desdobramentos das decisões sobre o assunto.
    Bom ano !

  25. Parabéns Mansueto. Tive não só o prazer de acompanhar mas também de compartilhar muitos de seus comentários em 2015. Não tenho a menor dúvida de que farás um ótimo trabalho também em 2016.

    O assunto é “espinhoso”, mas você tem tido sucesso em tradução.

    Forte abraço e um feliz e desafiante 2016 à todos nós!

Os comentários estão desativados.