O fim de um mito?

Neste domingo, o jornal folha de São Paulo publica uma nova pesquisa Datafolha com simulações para candidatos a presidente para 2018. Claro que uma pesquisa deste tipo, neste momento, representa apenas uma figura do momento. Não se pode tirar dai nada de muito concreto para uma eleição que só ocorrerá em 2018.

Vale lembrar que se pesquisa definisse eleição Aécio Neves não teria ido para o segundo turno das eleições, em 2014, e Marina Silva teria grandes chances de ser hoje a presidente do Brasil. Mas apesar de vários cientistas políticos terem dito, em setembro de 2014, que era IMPOSSíVEL Aécio Neves recuperar os votos que havia perdido para candidata Marina Silva, o que vimos foi que Aécio recuperou os votos e foi para o segundo turno.

De qualquer forma, com todas essa ressalvas, não deixa de ser interessante na pesquisa a ser divulgada amanhã pelo Datafolha a taxa elevada de rejeição do ex-presidente Lula que já chegou a ser considerado imbatível e sempre “o coringa no baralho do PT”.

Segundo o Datafolha (ver aqui), Aécio é rejeitado por 24% atualmente; o vice Michel Temer (PMDB), por 22%. Alckmin e Marina, por 17%, e o ex-presidente Lula por 47%!!!

O mais interessante é que, com o Lava Jato e o forte envolvimento do PT, as noticias da grande e da pequena imprensa ao ex-presidente Lula continuarão a ser francamente desfavoráveis e, no caso do PT, não há hoje um único candidato a presidente competitivo.

Claro que candidatos podem ser criados, mas é muito difícil se criar um candidato em um governo que terá quatro anos com crescimento do PIB negativo. Uma das apostas do partido era o atual govenador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Mas o que escuto de jornalistas é que o governador dificilmente se recuperará do estrago na sua imagem da confusão com o financiamento de sua campanha para governador.

Nisso tudo assusta como o PT colocou todas as suas fichas e a sua imagem em uma única pessoa: o eterno candidato e ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva ( a Rede vai pelo mesmo caminho?). Vale lembrar que, fora Lula, o único candidato do PT a Presidente da República foi a atual Presidente Dilma. E todos os presidenciáveis históricos do partido –José Dirceu, José Genoíno, Antônio Palocci, Fernando Pimentel, deixaram de sê-lo.

O que acontecerá com o PT?

31 pensamentos sobre “O fim de um mito?

    • é… o presidenciável mais cotado do momento é ele mesmo… vamos ver até 2018 como estará a imagem dele e do partido, mas o q parece é que o povo brasileiro está carente de um caminho realmente novo

  1. O PT “as it is” acabou. Tem gente que vai pro PSOL, outros vão pro Rede. Diria que tem grande chance de não terem candidato em 2016. Essa nota do Rui Falcão sobre o Delcidio foi a pá de cal que faltava.

  2. Que coisa terrível de se ler Mansueto: “Claro que candidatos podem ser criados, mas é muito difícil se criar um candidato em um governo que terá quatro anos com crescimento do PIB negativo”

  3. Não é crível que a negociação de Delcídio com o advogado do Cerveró não fosse do pleno conhecimento de Lula.

    Cerveró era da cota do Delcidio e cabia a ele resolver a parada. Certamente, tudo bem combinado com Lula,

    Isso explica o acesso de raiva de Delcidio ao saber que Lula o classificara de imbecil.

    As notícias que nos chegam, sugerem que Delcidio não vai ficar calado. E se o passarinho do Mato Grosso cantar como sabe, vai piorar pro Lula. A ver.

    Não entendo como é possível ainda apostar em Dilma e nos 3 anos que restam do mandato.

    Além do argumento (falso) de que impeachment é golpe, o que ainda resta para sustentar Dilma?

    Se Dilma renunciasse hoje, a crise política iria mudar a tendência de aprofundamento para a de resolução, e talvez escapássemos do rebaixamento que se avizinha.

    Renúncia ou impeachment são as melhores saídas para a crise política.

  4. Entendo que a saída mais republicana seria a cassação da chapa Dilma/Temer pelo TSE, pelos gravíssimos indicios criminosos cometidos, seguida de convocação de novas eleições.

    Um impeachment é um processo lento e o Vice além de carecer da legitimidade necessária para reformas estruturais ainda parece estar envolvido com a Lava Jato, de acordo com sinais de Delcídio.

    Um Presidente eleito com legitimidade conseguiria efetuar as mudanças estruturais que o Brasil necessita; E os investimentos, valorização de ativos brasileiros e diminuição de desemprego já ocorreriam por antecipação.

    • PB, desculpe-me, mas a melhor saída republicana seria a renúncia. Entretanto, a mãe Dilma não vai abandonar os filhotes do pt que estão mamando em toda a esfera federal!

    • Amigo, não delira. O TSE cassaria um mandato de uma presidente eleito, por indícios, é isso mesmo ? Sendo que as doações foram mais ou menos as mesmas para as duas campanhas ? Tenha a santa paciencia…Haja casuismo….

      Sem contar que o TSE não tem a mínima moral para avançar além das chinelas….

  5. O que mais é estarrecedor nessa pesquisa do Datafolha é que os candidatos são sempre os mesmos: Aécio, Lula, Marina, Alckmin, entre outros.
    A grande verdade é que hoje no Brasil, na minha opinião, não tem nenhum político que possa representar de maneira digna, o povo brasileiro como presidente da república.
    Os partidos políticos brasileiros não passam de organizações criminosas, nefastas, ignóbeis, achacadoras e corruptas, que chegam a abrigar em seus quadros, políticos que respondem na justiça processos por roubo, formação de quadrilha, homicídio, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, etc, etc.
    Uma significativa parte dos políticos brasileiros nas esferas federal, estadual e municipal, são verdadeiros criminosos e bandidos.
    Aécio, Lula, Marina, Alckmin, Temer, Serra, entre outros presidenciáveis, representam o que há de mais retrógrado, ultrapassado e obsoleto em termos de “modernidade de conceituação política”. Não passam de típicos políticos de nações subdesenvolvidas.
    Pela qualidade da classe política brasileira, o futuro do país não é nada promissor.
    Alias, o presente já demonstra isto.
    O velha ditado: “Cada povo tem o governo que merece”. Brasileiro é burro, não sabe votar.

  6. Pingback: Lula: o fim de um mito? | Blog do Mercúcio

  7. Ora, Mansueto, mas é claro que o Lula é mais rejeitado no momento. Ele vem sendo bombardeado pela mídia enquanto que o banqueiro preso, que pagou passagem e hospedagam para o Aécio, logo depois do seu casamento, este fato não é nem citado. Estevez declarou apoio e votou no Aécio, fo preso e, para a mídia, ele é amigo do PT. Na verdade ele é amigo de todos do Poder. Esse é o problema do PSDB, fica sendo protegido pela mídia, mas na hora H, há o contraponto e as máscaras caem.

    Nâo sei se o Lula será candidato em 2018, mas discurso pronto ele ja tem. Ele e sua família estão sendo duramente investigados, enquanto que os demais não estão sendo. E a filha do Serra ? E o filho do FHC, são todos humildes trabalhadores ? E o Aécio com suas centenas de viagens ao Rio, pagas pelo Governo de Mg ?

    Mansueto, uma hora a verdade aparece, não adianta a mídia precionar o judiciário e o Mp a investigar apenas um lado político que o tiro pode sair pela culatra.

    • Daniel,

      Aécio não era o presidente da Republica e não manda e nem mandava na presidente Dilma. Há SUSPEITAS que o ex-presidente Lula, infelizmente, tenha usado seu poder no governo do PT para facilitar acordos entre governo e determinados grupos empresariais. Isso é uma suspeita, mas convenhamos que é estranho que um ex-presidente da Republica e sua familia morem em apartamentos, casas e tenha um sítio sempre no nome de terceiros. Também não é comum uma empresa pagar R$ 2,5 milhões para um jovem que não tem qualificação alguma e que, por coincidência ou não, é filho do ex-presidnete Lula.

      O problema não é ser amigou ou inimigo de alguém. Andre Esteves é um cara brilhante amigo de muita gente. O problema é se o banqueiro teve ou não beneficio do governe e ajudou o governo com determinadas transações que são ilegais. Delcidio era um excelente senador e um grande articulador politico que fará falta ao governo. Estranho é o PT ter, rapidamente, abandonado o senador enquanto dá apoio a dois condenado que são os ex-tesoureiros do PT e que, segundo o STF e justiça federal, roubaram para o partido.

      Voce tem todo o direito de pensar o que quiser de vários politicos, Aécio, FHC, Alckmim, etc. Voce pode até achar que todo mundo que não é do PT é culpado por todas as mazelas do país. Estamos em uma democracia, ao contrário da Venezuela, e voce pode pensar qualquer coisa sobre qualquer pessoa. Mas PSDB não era governo no período 2003 e 2015 quando a Petrobras, Eletrobras, BB foram assaltados, de acordo com o STF, por uma quadrilha que era formada por partidos da base do governo. Todos os indícios e suspeita recaem sobre o uso sistemático e desvio de dinheiro pelo governo PT/PMDB e outros partidos da base aliada, segundo o Min Publico, STF e policia Federal.

      Se voce fizesse uma busca na internet verá que, quando PSDB foi governo, era criticado pela imprensa. O problema não é a mídia que sempre tem um tom bem critico, mas sim de pessoas que jogaram seu passado na lama para fazer negócios escusos como o ex-Deputado José Dirceu. E ao que parece, INFELIZMENTE, há indícios e suspeitas que vários outras pessoas do PT, que antes pregavam a ética no serviço publico fizeram o mesmo.

      Por favor, se há algo sobre a filha do Serra, o filho do FHC, etc. por favor denuncie. Eu confesso que não tenho conhecimento de nada envolvendo essas pessoas. Qual a denuncia do filho do FHC? fiquei curioso. Ele é rico? o que ele faz? Mas se tiver algo errado, por favor, procure o ministério publico. Da minha parte, não tenho raiva do PT apenas pena e grande decepção de um partido que, para mim, acabou e tem agora sua história marcada por sucessivos casos de corrupção. A verdade já apareceu e decepcionou a todos que alguma vez acreditaram nos discursos éticos do PT e do seu presidente Luis Inácio Lula da Silva na dedada de 1990.

      O problema no Brasil não é a mídia, mas sim politicos corruptos que se diziam a favor de pobres, mas roubavam para ficar ricos. E empresários que ficavam calados e aceitavam pagar propinas para se beneficiarem de obras publicas. A Lava jato será ótima para o Brasil bem como as delações premiadas no âmbito deste processo.

      • Ora Mansueto, o que é isso. Aécio mandou em MG, um grande estado, por 12 anos. Aécio quase ganhou a presidencia. Esteves é amigo de todos, é amigo do Poder.

        Eu concordo que a imprensa tem que criticar o Governo para que este melhore. Mas o Lula é ex presidente ele não é Governo. Por que criticar ele mais que a oposição ? Nâo tem sentido isso. Critiquem a Dilma e o Governo mediocre dela ora.

        Lembre que o Delcíio foi Diretor da Petrobras no Governo FHC. Ele conhece o Serveró desta época.

        Nâo estou falando de denuncias. Nâo estou falando de crimes. Também não há nada provado contra os filhos de Lula. A filha do Serra é multimilionária e sócia do Jorge Paulo lemmann. Quem era o presidente do CADE quando da fusão Brahma e Antartica ? Gesner de Oliveira, sócio do Serra. Que qualificação ela tem ? Mas isso não é crime, do mesmo jeito que não é os filhos do Lula serem empresários bem mais modestos que ela.

        Aqui tem um artigo que fala mais sobre isso: http://www.brasil247.com/pt/colunistas/pedromaciel/202770/M%C3%ADdia-trata-filhos-de-FHC-e-Serra-como-os-de-Lula.htm

        E o Pérsio Arida, por ex. é um grande economista, mas que qualificação ele tem para ser banqueiro e bilionário ? E o André Lara Resende ? E o Gustavo Franco ? Tenha dó Mansueto. Todos estes, trablaharam no Governo, fizeram Know How e Networking e se beneficiaram disso. É legítimo. Igual o Dirceu e o Palocci, só que no caso do PT em números bem mais modestos não é mesmo ? Vamos comparar o Patrimonio deles, todos ex ministros… … Por que atacam apenas um lado ?

        É óbvio que o Rui Falcão atacou o Delcídio. Ele pode ser boa praça, mas existem provas mais que provadas contra ele ora. Nâo dá para tapar o sol com a peneira, Jà Dirceu e Vacarri não fizeram nada demais do que todos os outros tesoureiros e operadores políticos fazem. Infelizmente é assim.

        Mas de qualquer forma o cerne do meu comentário não era este.

        O que eu disse é simples, a mídia cricifica Lula e poupa os tucanos, nem estou entrando no mérito de justiça.

        Quando chegar a campanha, haverá o contraponto e ai a população vai se sentir enganada. Uai, mas não era o Lula o ladrão-mor e os outros todos santinhos ? Nâo…..

      • Simplesmente não merece resposta. Gesner Oliveira não é qualificado? PhD em econômica professor da FGV que não é qualificado porque é socio do Serra que também é Phd em economia que tem de serviço publico e tido como uma dos maiores ministros da Saúde que não é qualificado porque não é do PT? Pérsio Árida que trabalha há 20 anos no setor financeiro e que passou por vários bancos não tem competência de ser presidente de banco? pelo amor de Deus. Não dá para discutir com voce.

        “Jà Dirceu e Vacarri não fizeram nada demais do que todos os outros tesoureiros e operadores políticos fazem. Infelizmente é assim.” Se fazem porque não estão sendo processados ou presos? por que? por que o MP, policia Federal e STF só perseguem o PT? me faça o favor. Não dá para debater quando alguém, acha que as pessoas do PT presas são injustiçadas. Vou roubo mesmo.

      • E Mansueto, por favor, não precisa desse pedantismo. Seu blog não é delegacia de polícia. Nâo venho aqui para denunciar ninguem, venho para discutir política e economia e trocar ideias.

      • Mas se souber de algo denuncie. É bom para democracia. Agora falar quem é Gesner Oliveira e quem é Persio Arida ai sim me parece algo fora de sentido. Achar que os tesoureiros do PT, que roubaram e foram condenados, apenas por serem do PT é para mim de um ingenuidade impar. O PT está há 13 anos no poder e fez erros fabulosos e quase quebra duas grandes estatais – Eletrobras e Petrobras- com suas políticas malucas. Uma grande decepção para todo mundo. Não há um golpe contra o PT o que há é uma grande decepção até por parte de vários fundadores do PT.

      • Mansueto, por favor, releia o comentário. Questionei a qualificação da filha do Serra e não do socio dele. E questionei para ela ser empresária multimilionária e não como pessoa.

        Mansueto, o fato concreto é que esas pessoas citadas, alavancaram seu patrimonio após sairem do Governo, o que é legítimo. Mas é curioso que só um lado é atacado. E MP, judiciário e PF não são instituições neutras. Voce acha que elas não erram nunca, estão acima do bem e do mal ? Tem certeza ?

        Mansueto, o Vacarri era tesoureiro do partido, tudo indica que ele sempre teve uma vida modesta, de acordo com o salário dele. Vamos olhar as doações de campanha, são mais ou menos as mesmas empresas e as mesmas quantidades para a Dilma e para o Aécio.

        Mas voce acha mesmo que quando a doação era para o PT era propina da Petrobras e quando era para o PSDB era legal ? Que coisa hein…..

      • Reitero o que falei, PSDB não controlava a Petrobras e não tinha como negociar apoio por contratos bilionários. Se houver algo no passado deve ser investigado e os envolvido punidos de acordo com a Lei que vale para todos, inclusive para FHC e Lula.

      • Desculpa, eu não sabia que era só a Petrobras que fazia obras no País….rs

        Aonde eu quero chegar ?

        Desde sempre há conluios entre o capital, o poder economico e o poder político, e isso em todos os partidos, e não vamos melhorar senão mudarmos a base, que é o financiamento de campanhas e a redução de custos das mesmas.

        Nâo vai levar a lugar nenhum, tanto trocar denuncias, quanto querer criminalizar apenas um lado político.

        Desculpe, mas considero esta uma visão hipócrita da situação. E que não levar a nenhuma melhoria do quadro atual.

  8. O Fernando Pimentel acho muito fraco.

    Um nome que desponta no PT é o de Fernando Haddad.

    Sua gestão em São Paulo vai mostrando ser muito boa. Melhorou em muito as finanças do Município e ainda implantou medidas controversas, mas aparentemente bem modernas como as ciclovias e redução de velocidade nas vias. Pelo nomes bizarros que despontam para a candidatura do ano que vem, como Datena, Dória e Feliciano, a alta rejeição de Marta, as chances dele se reeleger são razoáveis. A partir daí poderia voltar a ser um nome nacional em potencial.

    Mansueto, o que voce acha da gestão Haddad em São Paulo ?

    • Acho uma droga. Fez uma ciclovia sem planejamento, não tenho conhecimento que tenha melhorado as finanças do município. Ele me parece ser uma pessoa boa e comprometida com o serviço publico, mas não me parece que tenha feito uma administração boa. Mas quem deve dizer isso é o leitor de São Paulo.

  9. Daniel

    Conhece?

    É, pois, difícil a cada homem desprender-se da menoridade que para ele
    se tomou [483] quase uma natureza. Até lhe ganhou amor e é por agora realmente incapaz de se servir do seu próprio entendimento, porque nunca se
    lhe permitiu fazer semelhante tentativa. Preceitos e fórmulas, instrumentos
    mecânicos do uso racional, ou antes, do mau uso dos seus dons naturais são
    os grilhões de uma menoridade perpétua. Mesmo quem deles se soltasse só
    daria um salto inseguro sobre o mais pequeno fosso, porque não está habituado ao movimento livre. São, pois, muito poucos apenas os que conseguiram mediante a transformação do seu espírito arrancar-se à menoridade e encetar então um andamento seguro. […]

    Agora, porém,de todos os lados ouço gritar: não raciocines! Diz o oficial: não raciocines,mas faz exercícios! Diz o funcionário de Finanças: não raciocines, paga! E o clérigo: não raciocines, acredita! (Apenas um único senhor no mundo diz:raciocinai tanto quanto quiserdes e sobre o que quiserdes, mas obedecei!) Por toda a parte se depara com a restrição da liberdade.

    I Kant. Resposta à pergunta: “Que é o Iluminismo? (1784)

    • Obrigado pelo bonito comentário Paulo. Eu não conhecia esse texto.

      Realmente, tomara que a nossa sociedade, brasileiro e mundial, acorde como nação e procure sempre melhorar.

      Porêm, meus comentários aqui estão a tratar da realidade atual, que é a que temos, e não de sonhos futuros.

      Mais uma vez, não vejo como criminalizar apenas um lado político por vícios seculares de toda a política vai resolver ou mesmo melhorar a situação atual.

      Seria preciso a sociedade se unir e se realizarem reformas de base. Obviamente que também o protagonimo quase messianico de um juiz não vai levar a nada, a não ser retrocesso e distorções entre os poderes das instituições. A própria história não nos traz paralelos de que isso poderia ocorrer.

      Abraço.

      • Daniel

        Você, assim como muitos outros, acredita que toda a verdade reside numa grande conspiração está em curso na sociedade brasileira, e que ela é comandada por indivíduos e grupos cujo alvo estratégico é a aniquilação do PT. Você acredita, assim como muitos outros, que toda a verdade do trabalho de investigação do juiz Moro e sua equipe é apenas uma das táticas ativada pelos conspiradores que visam a destruição do PT.

        O convite que lhe faço é experimentar confrontar essa crença pelo exame criterioso de fatos estarrecedores.

      • Paulo, nada disso. Não creio em teorias conspiratórias. Eu creio na realidade dos fatos que observo. Mas ao contrário da maioria que vejo aqui , não acredito em infalibilidade muito menos na neutralidade de instituições e nem que há personagens acima do bem e do mal.

        E voce Paulo, volto a perguntar, dada a realidade: Voce cre mesmo que a empreiteira A, que doou mais ou menos a mesma quantidade para o PT e o PSDB na campanha, que a doação ao PT era por pagamento de propina na petrobras e a doação ao PSDB era por generosidade e espírito público ?
        A empresa é tão pura que ela doava ao PT por que era achacada e ao PSDB, mesmo sabendo que se eles vencessem as eelições a corrupção acabaria, que teria margem de lucro menor, por ideologia, generosidade e espirito público ?

        É nisso mesmo que voces acreditam ? Só existe corrupção de um lado politico ?

  10. “Deputado José Geraldo (PT-PA) defendeu que os três parlamentares petistas que integram o Conselho de Ética da Câmara façam um “SACRiFÍCIO PELO PAÍS” e votem pela não cassação do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ); objetivo, segundo ele, é evitar uma instabilidade institucional do Congresso e também para que não aconteça “o pior dos mundos”, que seria a abertura de um processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff”.

    A justificativa para livrar Eduardo Cunha e o lulo-petismo do “pior dos mundos”: “sacrifício pelo país”.

    íntegra aqui

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/207540/Petista-defende-salva%C3%A7%C3%A3o-de-Cunha-para-evitar-o-pior-dos-mundos.htm

    • Caro Paulo Sérgio, ja que entrou no assunto, também acredia que a corrupção é só de um partido e um lado político ?

      Que as empreiteiras doaram ao PT para obterem corrupção e doaram mais ou menos as mesmas quantias ao PSDB por generosidade ? Ademais, ela sabiam que se o PSDB ganhasse a corrupção acabaria, ela teriam margens de lucro menores nas obras, mas mesmo assim doaram ao partido grandes quantidades de recursos ?

  11. Daniel,

    Na época do FHC tinha um procurador federal chamado Luiz Francisco de Souza, que era um petista enrustido metido a Santo Antonio de puteiro, que fiscalizava o governo com um rigor de beata do interior.

    Agora, cadê esse pitbull de rua quando o Brasil precisa dele ? Respondo: em silêncio, pois os amados dele estão no poder.

    Agora, defender o Haddad é demais…logo se vê que você não mora em São Paulo…estou com uma afilhada esperando vaga em creche em São Paulo desde 2013, até bicicleta anda mais rápido que carro na marginal e na avenida General Olimpio da Silveira, que é avenida que fica embaixo do Minhocão a ciclovia não desvia dos pilares de sustentação do Viaduto…se você seguir a sinalização vai dar de cara no concreto. Tenho foto pra provar !!

    Quer defender esses esquerdopata degenerados encontre argumentos melhores.

    • Prezado, este procurador é de carreira, passou em concurso.

      O FHC indicou para procurador geral o primo do vice Marco Maciel, Geraldo Brindeiro, que ficou conhecido como engavetador geral.

      Apenas citei fatos sobre o Haddad, como a melhoria das finanças públicas do Municipio, pela repactuação da dívida e a melhora fiscal. Sem contas as investigações que desbarataram a máfia dos fiscais e sem contar o enterro da controlar, aquele absurdo, aberração que inspecionava até carros novos.

      Qual é o seu nome para Prefeito ? Russomano, metido em várias irregularidades ? Datena ? Feliciano ? Dória, o empresário do networking ?
      Marta ?

      De qualquer forma, como bem disse o Mansueto, deixemos os eleitores paulistanos decidirem.

      • Em primeiro lugar, sei a diferença entre um procurador e o procurador-geral da República, dispenso sua condescendência . E se Geraldo Brindeiro era o “engavetador geral da Republica” podemos afirmar que o sr. Rodrigo Janot é o “procurador-geral do PT”. Até agora só ofereceu denúncia contra os corruptores e nada sobre os corruptos do núcleo político, vergonhoso.

        Desculpe, mas continuo discordando de sua visão da gestão Haddad. Desbaratou as máfia dos fiscais ? Não fez mais nada que a obrigação. Se a intenção é desbaratar máfias, que tal uma investigação sobre as atividades da família Tatto, que controla nesse nível a região de Capela do Socorro ?
        Como paulistano que sou, meu voto é sabido por todos que me conhecem: vai pro vereador Andrea Matarazzo, sendo ele o escolhido pelo seu partido para disputar a eleição. Pra mim, João Dória seria uma opção também interessante porque, pra começar, “networking”, como você jocosamente se refere, não só não é crime, como é referendado por qualquer bom manual de administração como vital pra vida profissional. E seus méritos vão além disso; pois não é qualquer pessoa que consegue reunir os homens mais poderosos do país durante três quatro dias sem ter uma caneta com muita tinta da cor “verba pública”, mas qualquer candidato que tenha compromisso com a cidade, que está praticamente abandonada no varejo terá meu voto. Os outros que você citou nada mais são do que um bando de bufões oportunistas, que sendo o Brasil um país sério, seriam reduzidos a sua verdadeira estatura moral: nanicos.

Os comentários estão desativados.