Confiança? Por enquanto, nenhuma.

A FGV todos os meses publica os índices de confiança da indústria, comércio, serviços, construção civil e consumidores. Infelizmente, neste ano, esses indicadores de confiança ainda não pararam de piorar e os dois divulgados relativos ao mês de junho – construção civil e confiança do consumidor- continuam em queda livre.

Índice de confiança baixo por parte dos empresários significa menos investimento e, logo, menor crescimento futuro. Índice de confiança do consumidor baixo significa menos consumo. Assim, nos resta o setor externo para nos tirar da crise. Mas essa ajuda do setor externo será pequena porque dependemos de exportação de manufaturas e o Brasil continua um pais caro.

Desde o início dos anos 90, eu não me lembro na minha vida profissional de um cenário tão ruim e com tanta indefinição. Tudo isso agravado pela ocorrência simultânea de vários fatores negativos: ajuste fiscal, confiança baixa, fragilidade politica, efeito do Lava Jato sobre o investimento em infraestrutura, queda no preço das commodities, juros altos, etc.

Frases:

“O resultado do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) retrata um consumidor preocupado com a situação econômica geral e da família, tendo a inflação como principal vilã, seguida pelo mercado de trabalho. O resultado reflete insatisfação com a situação presente e a ausência, até o momento, de sinais de reversão da fase negativa no curto prazo.” Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora da Sondagem do Consumidor da FGV/IBRE.

ICConsumidor

“Apesar da acomodação na ponta, a pesquisa que encerra o semestre mostra o declínio expressivo da atividade setorial em 2015. Entre outros indicadores, chama atenção, que o indicador de emprego previsto esteja, em junho, em nível 29% inferior ao observado em 2014. As condições financeiras das empresas pioraram e mesmo as expectativas, que registraram melhora neste mês, ainda estão bastante deprimidas, com predominância de projeções de queda da atividade da construção”. Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção da FGV/IBRE

ICC

 

Um pensamento sobre “Confiança? Por enquanto, nenhuma.

Os comentários estão desativados.