Risco Brasil continua elevado

O Brasil tem grau de investimento? sim tem, mas é quase como não tivesse. O risco Brasil medido pelo seguro que investidores têm pagar para se proteger de um calote quando compram títulos brasileiros – o Credit Default Swap (CDS) de 5 anos- está hoje a um nível maior (250 pontos)  que do ano passado (140 pontos em junho de 2014) quando a política econômica nos levava para o abismo.

Além disso, pagamos muito mais do que os outros países com o mesmo nível de classificação de risco do Brasil. Ou seja, nos olhos do mercado, a incerteza sobre a sustentabilidade da divida brasileira em relação ao ano passado não diminuiu, na verdade, até aumentou.

Ainda bem que temos Joaquim Levy e sua equipe tentando consertar erro do passado, que são erros que começaram no final do segundo governo Lula e tiveram continuidade no primeiro governo Dilma. ainda bem que estamos tentando consertar esses erros, mas o preço será pelo menos “meia década perdida” – queda da renda per capita de 2014-2018.

CDS de 5 anos Brasil – 2010-2015/junho

Untitled

8 pensamentos sobre “Risco Brasil continua elevado

  1. desculpe sair do foco do texto, mas para manter o padrão elevado do blog, favor mudar a conjugação do verbo no último parágrafo: … que são erros que começaram…

  2. Acabei de ler a matéria do The Economist.
    Foi direto ao ponto aumentar a taxa de produtividade (incluindo aí a questão de que o trabalhador deve ter um salário que acompanhe a sua produtividade, questões educacionais, carga tributária e infraestrutura) e a diversificação da economia (a ridícula visão que o PT tem de mundo e sua desastrosa diplomacia Sul-Sul minaram nossa fatia no mercado externo).
    Ao final da matéria sugere que o Mercosul se transforme em uma área de livre comércio com regras adequadas.
    Acredito que isso seria difícil, talvez até impossível. Os principais atores do Mercosul teriam que colocar suas ideias birutas sobre economia no lixo como a nova matriz econômica, o kichnerismo e outras de mesma coloração ideológica e isso é uma coisa que não consigo crer. O que falta a América Latina em geral é maturidade, bom senso, inteligência, iniciativa e, principalmente, vergonha na cara.

  3. Mansueto, quantos pontos-base o Brasil está pagando acima em relação aos países como o mesmo rating? Julgo essa informação importante, pois noto que a taxa do CDS do Brasil está caindo ou se estabilizando, enquanto que os spreads dos títulos dos junk bonds norte-americanos estão com viés de alta.

    Abraços.

  4. Lindo ver como os esquerdinhas continuam chorando…exceto em assumir os trambiques que fazem com essa república…

  5. O que há por trás dessa súbita enfermidade do Joaquim Levy? Será que entrará em cena o preferido do governo Nelson Barbosa? Como será a reação no exterior?
    Bom final de semana.
    Martin Spiteri

  6. É de se admirar a capacidade criativa dos analistas financeiros em criar cada vez mais conceitos extremamente sofisticados para justificar e proteger a ação voraz e inescrupulosa dos investidores no mercado financeiro.
    O principio que prevalece é “o da mais valia financeira”.
    Esta ciranda e promiscuidade financeira, resultam de ações de governos populistas e demagogos como o atual governo brasileiro.
    O Brasil será a próxima Grécia. .

Os comentários estão desativados.