Em defesa da Petrobras-3

Aqui uma nota curta e rápida para sugerir a leitura deste excelente texto sobre a Petrobras – A autoimolação da Petrobras – do engenheiro Ricardo Gallo. O conheci há um ano nas primeiras reuniões do CDPP em São Paulo  organizadas pelo economista Afonso Celso Pastore e Ilan Goldfajn. O blog dele é muito bom e tenho inveja dos gráficos coloridos que ele faz. O texto é longo mas vale cada segundo. Vou até ler novamente.

No mais, a turma lá de fora que mora em New York não perdeu tempo e foi bater na porta da Moody’s para saber as razões do downgrade da Petrobras. A agência explicou com detalhes o porque do downgrade e uma coisa que eles falaram me chamou atenção. Quando questionados o que mudou desde 29 de janeiro de 2015 quando a agência de classificação de risco havia feito uma avaliação da Petrobras os técnicos da Moody’s falaram em alto e bom som para todo mundo ouvir que:

“…time went by since the end of January, but nothing material changed in terms of Petrobras’ ability to publish audited financial statements and significantly improve their leverage outlook. As a result, the key risk of the company not being able to publish audited financial statements by April 30th increased”. 

O problema deste governo sempre foi achar que o mercado se adequaria ao tempo do Palácio do Planalto. Espero que aprendam que o governo precisa estar à frente do mercado e não sair a reboque para apagar incêndio. Se o governo acertar a sua base política e agradar o PMDB, quem sabe não tenhamos um movimento mais firme e consistente pró reformas. A duvida é se o governo vai agradar ao PMDB (nos últimos três dias agradou bastante) e se o ex-presidente Lula conseguirá controlar o PT que decididamente não é fã do Ministro da Fazenda.

A propósito, me lembrei agora que FHC na década de 1980 foi do PMDB. Se ele não tivesse sido eleito presidente da república, se não tivesse feito o Plano Real e não tivesse saído do PMDB, talvez pudesse hoje estar ajudando o governo no diálogo com o PMDB. A culpa é do FHC!

 

2 pensamentos sobre “Em defesa da Petrobras-3

  1. “A propósito, me lembrei agora que FHC na década de 1980 foi do PMDB. Se ele não tivesse sido eleito presidente da república, se não tivesse feito o Plano Real e não tivesse saído do PMDB, talvez pudesse hoje estar ajudando o governo no diálogo com o PMDB. A culpa é do FHC!”

    Isso foi magistral! Certamente o ciclo do PT no poder terá fim em 2018.

    Alguém abriu meu Ovo de Páscoa sem minha autorização. A culpa foi de FHC!

Os comentários estão desativados.