link para debate TV Câmara

Muitos me pediram e aqui vai o link para o debate que participei na TV Câmara sobre ajuste fiscal no programa Expressão Nacional – clique aqui. Foi um debate bom, mas desandou um pouco quando a turma do PT quis novamente comparar a recessão de hoje com o período FHC e ainda mostrar que o governo da presidente Dilma não se submete aos desejos do mercado. Além de se submeter aos desejos do mercado beija a mão e reza direitinho a cartilha do mercado. O problema é que nem com muita reza o mercado acredita em metade do que é prometido.

Já escrevi sobre o debate (ver aqui) mas vou enfatizar novamente um ponto. Chegou um momento no debate que eu e o Deputado do PSDB, Luiz Carlos Hauly, parecíamos defensores do governo mostrando a necessidade de ajuste, quanto os simpatizantes do PT ou criticavam Joaquim Levy e defendiam aumento de gastos ou criticavam o presidente FHC e o PSDB. Eu deveria ter sido mais calmo, mas não deu para aceitar calado que os “liberais” são ruins e rezam a cartilha do mercado e “nós do PT queremos o bem estar social”.

 

8 pensamentos sobre “link para debate TV Câmara

  1. Olá, Mansueto. Meus parabéns pela participação no debate. Acho realmente difícil argumentar com um deputado do PT que fica repetindo jargões como “grande capital” ou “estado de bem estar social” sem efetivamente dizer o que é isso.
    Ora, as condições da saúde pública, educação pública e segurança pública estão deteriorando-se. Gostaria de saber quando foi que estes três componentes de um estado de bem estar social caminharam para uma condição melhor.
    Realmente você tem um estômago de aço.

  2. Mansueto.
    Eu queria entender pq o povo brasileiro mesmo apesar de tanto dinheiro dos ultimos anos continua tão omisso em relação a politica e a conducao do país, ao ponto de continuar votando na Dilma.
    A gente entende que as promessas de melhoria de vida do PT trouxeram o pais ao ponto de hoje, mas como que as pessoas ainda não enxergam adestruição que estão fazendo no momento atual.

    O que vc recomenda Mansueto para entender o pq dessas pessoas continuarem a acreditar no papai noel e fada do dente numa situação como a de hoje? pq o povo continua acreditando que o estado vai cuidar de tudo?

    da onde veio essa formação?
    que autores explicam essa formação cultural que valoriza a malandragem e a vida facil,?

    vc tem recomendações?
    conhece algum matreial que expique porque nosso povo ficou assim?

    abraços.

  3. Infelizmente o nível do debate foi muito rasteiro. Virou um Fla-Flu desnecessário. Teria sido melhor só com você e o Economista da Unicamp.

  4. para mim pareceu um debate entre fatos concretos (apresentados por você), chavões ideológicos superficiais (o dep. do pt), assuntos correlatos mas que fugiram um pouco do principal em alguns momentos ( o dep. do psdb) e uma defesa do neodesenvolvimentismo que apresentou argumentos consistentes, mas que parecem ignorar o que se passou no Brasil nos últimos anos (acho que a sua colocação de que se aumento do gasto resultasse em crescimento a gente tava crescendo, já que o gasto aumentou nos últimos anos deveria ter sido respondida pelo economista da unicamp).

Os comentários estão desativados.