Artigos para ler neste domingo 12 de outubro

Para aqueles que se interessam pelo debate econômico atual, sugiro quem leiam alguns bons artigos dos jornais deste domingo. Primeiro, tem o fascinante artigo do Samuel Pessoa no folha (Bruna Marquezine e a retórica petista) que mostra de forma didática os truques de retórica da campanha do PT. Samuel explica um por um todos os truques retóricos e lembra da estratégia de “repetir uma mentira até que seja verdadeira”.

O ex-ministro Pedro Malan começa o seu artigo de hoje no Estado de São Paulo batendo na mesma tecla – repetir uma mesma coisa várias vezes até que se torne uma verdade absoluta. Malan destaca os ataques e mentiras do PT (clique aqui para ler o artigo Fazendo o diabo).

Em seguida, sugiro o artigo do economista Affonso Celso Pastore (A crônica de um fracasso – clique aqui), no qual ele mostra o fracasso e erros sucessivos da política econômica do governo Dilma. Pastore mostra que chegamos ao estágio trágico atual do 7 (de inflação) a 0 (de crescimento) devido a erros sucessivos da equipe econômica atual. A propósito, quando a equipe econômica atual deixar o governo, muitos deles voltarão a dar aulas nas nossas universidades. Isso assusta porque ensinarão a seus alunos que o problema de crescimento do Brasil depende da vontade do partido comunista da China.

Para terminar, Marcos Lisboa e Zeina

Latif escreveram “Gestão, meritocracia e concorrência” (clique aqui), no qual chamam atenção do efeito positivo de avaliação de políticas públicas e o incentivo à meritocracia.

Tem ainda um outro artigo que não é de economia, mas sim um forte editorial do Estado de São Paulo sobre o uso político da Petrobras por partidos da base do governo. Eu ainda estou surpreso com os detalhes deste escândalo – um roubo de bilhões de reais de uma companhia estatal com um histórico de tantos sucessos para economia brasileira. O titulo do editorial é “como roubaram a petrobras”.