Para os leitores deste blog

Ao longo deste ano até julho, o blog teve uma média de 32.300 acessos por mês. Essa é uma média que me deixa muito feliz porque é um público qualificado que gosta de debater economia. Claro que é um número pequeno quando comparado com acesso de blogs importantes de jornalistas, mas quando comecei a escrever, em 2009, não esperava que o blog tivesse tantos leitores.

O blog tem entre seus assinantes vários economistas de instituições financeiras aqui e do exterior, muitos jornalistas e profissionais liberais. Ainda acho que posso melhorar e escrever de forma mais clara. Ao mesmo tempo, da mesma forma que adoro escrever, sinto que o gás para manter o blog vem diminuindo. De qualquer forma, enquanto não chegar a 1.000.000 (um milhão de acessos) – algo que deve acontecer no segundo semestre deste ano – não penso em parar.

O Blog hoje está com 885.500 acessos e, neste mês de agosto, o numero de acessos foi de 66.170 acessos, crescimento de 105% em relação à média de janeiro a julho deste ano que foi de 32.301. Não entendi porque cresceu tanto o acesso este mês – ou alguém me elogiou ou alguém falou muito mal de mim em alguma rede social. De qualquer modo, fico feliz com tantos leitores.

Acessos mensais neste Blog – janeiro a agosto de 2014

acessos blog

27 pensamentos sobre “Para os leitores deste blog

  1. Vc está dando os incentivos errados!

    “De qualquer forma, enquanto não chegar a 1.000.000 (um milhão de acessos) – algo que deve acontecer no segundo semestre deste ano – não penso em parar.”

  2. Eu particularmente comecei a acompanhar seu blog depois que a Empiricus passou a utilizar informações daqui em seus informes. Daí resolvi conferir a fonte e gostei. Parabéns, espero que não pare no 1 milhão.

  3. Taí um blog em que assim como os posts, também os comentários são de excelente qualidade. A menos deste, é claro 🙂

  4. Não pense em parar,pelo menos por enquanto.Seus artigos e suas explicações sobre a atual economia brasileira é muito importante para todos nós que gostamos e buscamos informações sobre o assunto de forma clara,objetiva e independente,não é por acaso que a cada dia aumenta o número de leitores em seu site.Parabéns!

  5. Sou pequena academicamente falando, mas curto os assuntos do blog, gosto de me manter atualizada sobre a economia do Brasil.
    Conheci seu blog através do canal do Adolfo Sachisida, de lá para cá, estou sempre por aqui.
    É uma pena que pense em deixar de atualizar.

  6. Continue escrevendo, Mansueto! Tens a melhor tradução das contas públicas para um simples mortal. Sem maltratar os números, de forma técnica e respeitosa, você explica o que o governo tenta esconder de nós. Aprendo muito, aqui, e estimulo meus Alunos da Graduação e do MBA a conhecer o blog. Acho que sua audiência dobrou porque a equipe econômica atual está buscando desesperadamente uma saída para o buraco em que nos meteram…

    • Creio, Professor William Rangel, que a equipe econômica vai sair e deixar o buraco para a nova equipe, do novo presidente. Infelizmente, para todos nós brasileiros, 2014 já acabou. Na equipe econômica, alguém já deve estar recebendo cafezinho frio. E/ou enviando curriculum vitae. Isso porque desculpas, eles devem ter encerrado todo o arsenal de enrolações possíveis e imagináveis nestes quase 4 anos, para não dizer, nos últimos quase 12 anos.

  7. Bem, depois de assistir uma apresentação em alguma comissão em Brasília gostei das suas observações e a forma de demonstrar os dados. Então, procurei na net. Quem é o Cara? Encontrei o blog e passei a acompanhar. Melhor de que muitos jornais tradicionais sobre economia. Puro conhecimento. Parabéns.

  8. A explicação é simples, Mansueto: tantos acessos porque os textos do blog são excelentes.
    Parabéns e não pare nunca, se possível for.

  9. Mansueto, sei que é trabalhoso manter um blog mas não devia parar mesmo ultrapassando 1 milhão. Sou formado em administração e gosto de economia. Seu blog é muito bom porque une informação e opinião e o leitor consegue distinguir o que é cada uma delas. Imagino que um dia você será forçado a parar de escrever ao se tornar um alto funcionário público federal seja na administração Aécio ou Marina. Mas aí será um imperativo profissional. Até lá mantenha seus textos no ar porque são muito bons.

  10. Mansueto,

    Para mim, o melhor blog de economia do Brasil ainda é o do Ricardo Gallo. No entanto, gosto muito de acompanhar o teu blog porque tem muita informação interessante, fundamentada e, principalmente, honesta – você sempre deixa seu “bias” bem claro. E aquela detecção das “pedaladas” foi importantíssima!

    Então, por favor, não dê uma de Hermenauta… Ele nos abandonou exatamente quando atingiu a cabalística marca de 1 milhão de acessos. 🙂

    (Falando nisso, coincidentemente, ele postou notícias pouco tempo atrás.)

  11. Caro Mansueto,

    Penso que aumentou o número de acessos devido a exposição do seu nome na mídia impressa e online sendo um dos principais economistas na equipe do também economista e candidato à presidência Aécio Neves.

    Confesso que já comentei várias notícias dos sites Exame, Infomoney, Folha de SP, Veja, Estadão, Brasil Econômico, Istoé Dinheiro, Épocas Negócios e cia compartilhando dentro do Facebook e até marcando o seu nome.

    Em tempos de compartilhamentos nas redes sociais e internet em geral, a propagação de conteúdos é bem mais rápida do que décadas atrás explicando, em parte, este aumento de mais de 100% do seu blog.

    Espero que isto não tenha lhe trago algum incômodo.

    Gosto de compartilhar conteúdos nos quais julgo inteligentes e úteis ao entendimento da economia em geral contribuindo também na tomada de decisão de investimentos.

    Parabéns pelo seu trabalho, incluindo por contribuir com o programa econômico de Aécio. A equipe econômica que o Aécio reuniu é a mais competente e confiável de todos os candidatos à presidência na visão da maioria dos grandes empresários e investidores.

    Por favor, diga ao Armínio Fraga que admiro a carreira dele (incluindo como gestor de investimentos na Gávea, pela experiência de trabalhar com George Soros e pela indicação para ser presidente do FED) e que confio muito na sua altíssima competência técnica.

    Muito sucesso para ti em todos os seus empreendimentos.

    Atenciosamente,

    José Carlos Lobo Barbosa, investidor e gestor financeiro.

  12. Seu nome apareceu dentre os economistas ao lado de Aécio em várias revistas e publicações, e talvez parte desse povo deu um Google pra conhecer mais de você. Além disso, nos últimos dois meses cresceu a frequência de suas publicações.

    Eu mesmo leio seu blog há mais de um ano e compartilho com amigos algumas publicações. Parabéns!

  13. Mansueto,

    Eu estou começando o meu doutorado em Economia, ou seja, tenho muito que aprender ainda. E esse blog é uma das referências que uso quando quero aprender algo sobre economia brasileira.

    E ainda por cima, leio excelentes comentários de seus leitores, o que é um plus em tempos tão difíceis no que diz respeito a troca de ideias.

    Se tiver que parar com o blog, tomara que seja por um motivo nobre. Para compor a equipe econômica do Armínio Fraga. Tomara.

  14. Mansueto

    Foram 30 posts em agosto! Haja folego,

    130 posts neste ano contra 100 até agosto do ano anterior. No ano de 2013 você publicou 150 posts. Se continuar nesse ritmo, serão uns 200 posts até dezembro.

    Além dos motivos já apontados por leitores (qualidade das análises), penso que o crescimento dos acessos também tem a ver com a sua produtividade.

    Torço para que você não pare e reconheço que manter esse ritmo não é fácil.

    Abs

  15. Você está apenas sentindo a carga com tantos posts, entrevistas e artigos em tempos eleitorais. Imagino o trabalho que é. Mas a recompensa é proporcional. Você produz o melhor blog de contas públicas, senão o único (sinceramente não conheço outro exclusivamente dedicado ao tema e de crítica tão rica).

    O debate democrático, sério e justo perde sem esse blog.

  16. Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido com seriedade e competência até agora. Parar por que , Mansueto? Você está cada dia melhor em suas análises e opiniões.
    Boa sorte e sucesso.

  17. Mansueto, por favor, não pare de escrever no blog! Suas análises são profundas, qualificadas, interessantes e… gostosas de ler! Grande abraço, Ana

Os comentários estão desativados.