Desoneração da folha de pagamento

A presidente Dilma Rousseff anunciou que vai autorizar a desoneração permanente da folha de pagamento para todos os setores que já são contemplados pelo benefício.

Essa é uma medida boa? Sim, desoneração em um pais de elevada carga tributária é sempre uma medida boa. Mas há dois “pequenos” problemas.

Primeiro, seria melhor redução de imposto para todos os setores e não para um grupo de setores.

Segundo, não se criou espaço fiscal para essa medida. Assim, para tornar a desoneração viável alguém pagará a conta. Quem exatamente? Acho que nós. Esperem aumento da CIDE, aumento de impostos sobre bebidas, etc.

A melhor forma de reduzir carga tributária é reduzindo o gasto. O governo não mostrou medidas de redução do gasto, mas foi em frente com a desoneração permanente.

Curioso para saber o que vai acontecer depois das eleições.

10 pensamentos sobre “Desoneração da folha de pagamento

  1. Mansueto esse é um bom tema para debate dos candidatos a presidente, ~para nos mostrar como ficará a carga tributaria para os próximos anos.
    É de suma importância, espero que os brasileiros cobrem isso e mais a famosa reforma tributaria que todos defendem mas ninguém põem em prática pelos interesses estaduais.

  2. Mansueto, eu não consigo entender uma coisa relacionada a essa desoneração. O número do Mantega de renúncia e de um relatório da receita é da ordem de R$ 20 bi anuais (http://www.receita.fazenda.gov.br/Publico/arre/2014/Analisemensalmar14.pdf).
    Só que o valor que o tesouro repassa para a previdência é sensivelmente menor do que isso ( http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/arre/RenunciaFiscal/Desoneracaodafolha.pdf ).

    Você sabe qual número é o “correto”? Ou saberia onde posso me informar mais sobre o tema?

    Muito obrigado!

Os comentários estão desativados.