Novas regras do Blog

Há tempos deveria ter escrito sobre isso. Primeiro, Todos podem fazer comentários aqui neste blog, inclusive, sugerir leituras para corroborar suas teses. Mas daqui para frente não vou aceitar xingamentos a pessoas ou partidos politicos. Todo mundo tem o direito de fazer isso, mas não aqui.

Segundo, as pessoas precisam aprender a debater com alguém que pensa diferente sem perder a calma ou sem chamar o outro de burro. Sempre me fiz claro sem ter que partir para agressão (às vezes também perdi a calma).

Terceiro, tem alguns blogs  bons nos quais as pessoas gostam de xingar. Mas não é o caso deste. Não sou o dono da verdade, tenho teses muito claras e não tenho problema algum com pessoas que pensam diferente do que eu penso. Agora, por favor, não exija ou espere que eu tenha que pensar igual a você.

Quarto, quando escrevo apontando erros de análises de economistas ou de outros profissionais, não estou questionando a inteligência desses economistas. São discordâncias de visões. Mas muita gente no Brasil acha que, se você discordar do argumento de alguém, você é inimigo da pessoa.

Quinto, se pessoas educadas partem para agressão no debate de ideias, o que queremos dos nossos políticos e da sociedade? Que façam o mesmo. Assim, vamos discutir ideias, teorias e evidências e evitar ataques pessoais ao blogueiro, aos debatedores, a politicos e a partidos políticos.

Infelizmente, em geral, estamos em um país no qual os debates fechados são cada vez mais interessantes do que os debates abertos, porque nos abertos as pessoas têm medo de falar abertamente o que pensam. E muitas pessoas preferem falar em “off” por medo de retaliação política, empresarial, etc.

Por fim, não pretendo terminar o blog, mas em algum momento deste ano, talvez,  vou “dar um tempo”. Notei que muito do que escrevo passou a ser uma repetição do que já escrevi há dois ou três anos atrás porque o debate não avançou muito. Assim, sinto que preciso de um tempo, pode ser um mês ou mais. Mas pretendo em algum momento parar um pouco. Mas sempre vou continuar participando de debates como tenho feito.

21 pensamentos sobre “Novas regras do Blog

  1. Mansueto, infelizmente a alta cultura no Brasil está praticamente extinta por causa deste comportamento de desqualificar em vez de debater. Então tem toda razão em botar regras no blog. Agora não deixe de escrever. Suas análises mesmo que repetitivas são muito didáticas e iluminadoras. Parabéns!!

  2. Mansueto, você está corretíssimo. Fica aqui meu apoio por ser sempre uma voz sensata e com análises que buscam esclarecer os fatos, e não favorecer um partido ou político específico.

  3. Parabéns !! Parece ridículo ter que escrever um post para explicar as regras mais elementares de educação e respeito que um debate acadêmico precisa ter, mas infelizmente essa é nossa realidade. Talvez o debate econômico não tenha avançado muito (como você mencionou) nos últimos anos justamente porque para a maioria é impossível separar a ideologia político-partidária de conceitos econômicos e técnicos. Lamentável….
    Triste do país que abre mão de discutir idéias.

  4. Olá, Mansueto.

    Não sei como estão as coisas por aqui, estive muito ocupado e não visitei o blog, mas seus pontos parecem excelentes. Só quero que saiba que seu blog tem sido uma referência maravilhosa para quem tem interesse por política fiscal, políticas públicas etc. e espero que qualquer problema não o impeça de continuar. Tirar um tempo pode ser bom, mas não suma de vez 🙂

    Obrigado!

  5. Mansueto…vc percebeu que desde que seu nome foi “linkado” aos tucanos no Estadao, a coisa esquentou no seu blog…lastimavel este pais…e para piorar vc “ofendeu” o Andre Singer….por favor, nao indique a fraqueza dos comentaristas petistas, pois eles se ofendem de uma forma, que o seu blog vai comecar a ser atacado diariamente. Parabens pelo excelente trabalho.

  6. Falou tudo Mansueto….no Brasil, acham que se vocês discorda de alguem passa automaticamente a ser inimigo desta pessoa….eu digo que isso é no minimo algo infantil, mas não dizer algo mais pesado aqui….mas quanto a ser repetitivo creio que não seja um defeito. Seria mais um exercicio de paciência que você esta a nos ensinar…você esta defendendo ideias e conceitos com base em fundamentos super respaldados em numeros e fontes confiaveis…..saiba que com essa repetição eu aprendi muito contigo de modo a sedimentar em minha memoria certos conceitos inarredaveis de modo que quando leio um estudo, relatório, etc já não tenho tanta dificuldade em assimilar o conteúdo e ainda mais , passo a detectar mais facilmente eventuais falhas ou contradições nas ideias…..mestre, você não é repetitivo…… você é esclarecedor e educador….por favor, continue assim…..no final peço desculpa por esta longa resposta…abraço

  7. Mansueto, comecei a ler seu blog no ano passado e PEÇO FORTEMENTE que não pare de escrever por aqui, nem que seja apenas para colocar links para seus artigos ou outros textos interessantes.
    Escrevo por mim e por todos aqueles que ainda não leem seu blog, mas que, como eu, um dia o descobrirão e aprenderão bastante explorando-o.
    PS1: Caso o blog esteja desatualizado, é possível que essas pessoas passem por ele direto, exatamente por não saber que o debate avançou pouco nos últimos anos;
    PS2: Não subestime a capacidade dos políticos de criar novas coisas velhas para que você as desmascare.

  8. Mansueto, sou um leitor assíduo e vai fazer falta os seus textos, mas eu realmente espero que você pare de escrever, principalmente após outubro, Se assim Deus permitir. Gostei de ver o seu nome relacionado na equipe!

  9. Concordo, Mansueto.
    O debate econômico está descambando para a disputa partidária —- o que, até pode ser considerado algo normal e natural. Porém, alguns acabam se excedendo……enfim….é um aprendizado…..

    A Monica de Bolle, PUC-RJ, economista de viés conservador já detectado “tal tendência” há muitos meses passados. Além de muitos outros.

    Lembrando que a mídia corporativa e de formação familiar muito tem contribuído para embaçar o debate econômico e político—- o que não é uma grande novidade……

    Minha percepção aponta para um início de um processo eleitoral que se prenuncia bastante acirrado, visto que há uma tentativa de barrar o modelo econômico – social que —- não obstante, venha apresentando alguns problemas —- foi introduzido na sociedade brasileira após a promulgação da constituição brasileira, em 1988, seguiu com a implantação do Plano Real, e, com o acelerado processo de inclusão social nos últimos 11 anos.

    Abraço

  10. Mansueto, acho isso tudo lamentável, como lamentável é o nível médio do debate no Brasil de hoje. O tom desse seu último post (e os errinhos de português) revelam que foi escrito de “cabeça quente”. Não podemos cobrar nada de você, que já vem revelando uma coragem fora dos padrões pelo desassombro com que expressa suas opiniões mas … essa coisa de dar um tempo, que tal reconsiderar ?? O seu blog sempre foi exemplo de um lugar onde o “tiroteio” não era padrão.

  11. Mansueto,ética deveria estar presente em todos o cérebros do planeta, como isso é impossível, não há outra alternativa senão escrevermos nosso código de ética, fizestes bem em fazê-lo. Parada do blog, particularmente não considero os assuntos repetitivos e muito menos enfadonhos, a natureza dos mesmos é que enseja um permanente retorno a temas já comentados,

  12. Mansueto

    Há uma regra que eu sigo e que acho ser boa para quem comenta e para quem publica comentários num blog. Eu escrevo o que me der na cachola e o blogueiro publica se quiser.

    Se por alguma razão você considerar que algum comentário não deve ser publicado, para mim tudo bem. É direito teu publicar ou não e isso deve ser respeitado. E também acho desnecessário você ficar preocupado e gastar tempo com explicações das suas razões.

    Quanto a dar um tempo no blog, fazer o quê? Nada além do que também respeitar sua decisão, os seus motivos.

    Só espero que o período sabático não seja de longa duração.

    Abraços e obrigado por me deixar menos ignorante sobre coisas que conheço pouco. Aprendi muito lendo seus posts e cometários de leitores.

  13. Assino embaixo com os seus comentários. Infelizmente no Brasil qualquer debate ganha um tom ´´futebolistico´´ e qualquer discordancia é motivo pra te chamarem de inimigo…..

  14. Prezado Mansueto, um pouco de Pascal vai bem: “Assim se vão sucedendo as opiniões a favor ou contra conforme a luz que se tem.” Não esmoreças diante dos obscurantistas e mal intecionados.

  15. Caro Mansueto,
    Não pare, por favor!! Leio seu blog assiduamente.
    É um dos que melhor alia qualidade e honestidade nesse país!!
    Quanto aos comentários maldosos e de baixo nível, encare como um sinal que que você está acertando… são pessoas que estão se incomodando com a verdade sendo dita.
    Grande Abraço.

  16. Caro Mansueto,
    Peço que não pare, pois suas ideias são claras e límpidas e não as encontro na grande mídia. Infelizmente, estamos vivendo, no Brasil, um arremedo de fascismo e isso é muito perigoso! Admiro muito seu blog, exatamente porque é uma forma de fugir ao nascimento desse fascismo disfarçado.
    Boa sorte e parabéns!!!!!!!!!!!

Os comentários estão desativados.