Curiosidade: infraestrutura é um investimento prioritário! Não.

Ontem à noite estava terminando de escrever uma nota técnica de 12 páginas para uma discussão que terei na próxima semana e me assustei com os dados. O meu objetivo era olhar para o comportamento da despesa no pré-crise (2005-2008) versus o pós-crise (2009-2012) e identificar: (i) o que essa comparação mostra? (ii) Quais tipos de gasto puxaram o crescimento do gasto público? (iii) O padrão do gasto público no Brasil mudou nesses dois períodos?( (iv) olhando para o comportamento da despesa, nesses dois períodos, é possível identificar um padrão da despesa que poderia ser classificada como anticíclica?

Para a minha surpresa consegui responder as perguntas acima, mas como vou aumentar a nota, não vou disponibilizar ainda os resultados. Apenas para aguçar a curiosidade daqueles que acham que investimento no Brasil é prioritário, que tal comparar o gasto total (pessoal, custeio e investimento) de todos os ministérios da área de infraestrutura (sete ministérios) com a despesa de apenas um dos ministérios da área social, por exemplo, com a despesa total do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Qual o resultado?

Olhe a tabela abaixo para os valores de 2012 e como % do PIB. O gasto total conjunto dos sete ministérios da área de infraestrutura, em 2012, foi de apenas 1% do PIB – valor semelhante ao gasto do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em resumo, no país do pleno emprego, o MTE gasta o equivalente ao gasto total  de todos os ministérios da área de infraestrutura.

Quem foi que falou que a despesas com infraestrutura é prioritária? Pelos dados da execução orçamentária isso não é verdade, infelizmente.

Despesa paga do orçamento do ano e restos a pagar pagos – ministérios selecionados – 2012

MinistériosFonte: SIAFI. Elaboração: Mansueto Almeida. Despesas com pessoal, custeio e investimento.

OBS: 1/ Dado do Ministério das Minas e Energia exclui transferências de royalties para estados e municípios.

2/ O dado do ministério do trabalho não inclui os empréstimos do FAT ao BNDES. O valor do gasto total desse ministério é preponderantemente com dispêndio com seguro desemprego e com abono salarial.

7 pensamentos sobre “Curiosidade: infraestrutura é um investimento prioritário! Não.

  1. Mansueto, sabe o motivo do SIAFI ser liberado apenas para funcionários da Administração Direta da União!? Por ser nosso dinheiro, não deveria ser transparente e aberto a todos para consulta!? Ou há acesso à população e eu estou por fora? rsrs

    Ainda bem que temos você aí para ficar de olho nesses números!

    Não esqueça de postar o link para vermos a nota técnica quando for lançado! rsrs

    Parabéns pelo artigo!

    Abs!

    • Marco, não é publico e como voce acho que deveria ser publico. Mas uma boa opção é o SIGA Brasil do Senado Federal que é muito próximo ao SIAFI. Voce tem que escrever para eles e pedir senha de especialista.

      • “Mansueto, sabe o motivo do SIAFI ser liberado apenas para funcionários da Administração Direta da União!?”

        Eu sei. Ao governo não interessa que o público possa investigar os dados fiscais. E a população (ou o contribuinte) não se importa em permanecer na ignorância.
        Assim como ‘saudade’ é uma palavra que não tem tradução na língua inglesa, ‘accountability’ permanecerá, para sempre, sem tradução para o português.

Os comentários estão desativados.