Investimento elevado no Brasil? desculpe, não entendi!

Ontem (14 de agosto de 2013), no debate sobre política macroeconômica na Câmara dos Deputados, apesar das divergências na leitura dos dados entre eu e o Secretário de Política Econômica, Márcio Holland, um ponto em especial me chamou muita atenção. O secretario falou do forte crescimento da taxa de investimento no Brasil, cujo crescimento foi um dos maiores do mundo.

Bom, leitor, você vai aprender agora o que é olhar números de forma diferente. Primeiro, o gráfico abaixo mostra a taxa de investimento trimestral do Brasil em valores correntes do PIB. O último dado oficial do IBGE mostra que essa taxa de investimento foi de 18,4% do PIB no primeiro trimestre de 2013. Se compararmos com o quarto trimestre de 1999 (taxa de investimento de 14,71% do PIB) ou com o quarto trimestre de 2003 (taxa de investimento de 14,85% do PIB) a taxa de investimento no Brasil cresceu perto de 25%.

Gráfico 1 – Taxa de Investimento Trimestral – % do PIB – 1o TRIM 1994 – 1o TRIM 2013GRAF TX INVEST

Fonte: IBGE

Há no entanto um problema. A taxa de investimento havia crescido muito e alcançado 20,61% do PIB no terceiro trimestre de 2008. Mas depois, apesar da forte atuação do BNDES, o que podemos ver de forma muito clara é que o investimento ensaia uma recuperação que não se sustenta, o que pode ser visto pela curva em forma de “U” invertida. Ou seja, se a base de comparação for o terceiro trimestre de 2008 a taxa de investimento atual de 18,4% do PIB despencou apesar da sucessivas intervenções do governo com incentivos setoriais.

Segundo, se compararmos a taxa de investimento do Brasil com todas as outras economias Latino Americanas e Caribe, no total de 30 países ordenados da maior para a menor taxa de investimento, o Brasil estava na 22a posição, em 2012. Investimos mais apenas que Granada, Republica Dominicana, Barbados, Dominica, Guatemala, El Salvador, Paraguai e Trinidad Tobago. Ou seja, qualquer pessoa com algum conhecimento básico de economia sabe que a nossa taxa de investimento é baixa e tradicionalmente inferior à média dos países Latino Americanos+ Caribe.

Tabela 1 – Taxa de Investimento % do PIB em 2012 – América Latina e Caribe

TAB INVESTFonte: FMI

Gráfico 2 – Taxa de Investimento no Brasil versus média da América Latina e Caribe – 1994-2012 – % do PIB

GRAF 2 TX INVESTFonte: FMI

Infelizmente, a taxa de investimento no Brasil é baixa e não conseguimos alcançar nem a média da América Latina e Caribe. É claro que temos o Paraguai para nos comparar e ficarmos alegres. Mas será essa uma boa comparação? Opa, mas podemos nos comparar com nós mesmos quando, no quarto trimestre de 2003, investimos 14,85% do PIB. Mas será essa uma boa base de comparação para explicar a perda de dinamismo recente do investimento da economia brasileira?

Ao que parece, para o governo, o investimento está se recuperando e já estamos em uma trajetória de crescimento sustentável e o Brasil é uma país que mostra “forte crescimento da taxa de investimento”. Se o governo de fato pensa assim, podem começar a se preocupar porque a coisa vai piorar. É claro que isso vai levar a mais aumento da dívida pública para subsidiar na marra novos investimentos e, no futuro, vamos pagar essa conta (quer dizer, nossos filhos e netos).

11 pensamentos sobre “Investimento elevado no Brasil? desculpe, não entendi!

  1. Sem contar que a qualidade dos investimentos não é questionado, assim como mencionado acima, a fonte de recursos para o mesmo. O fato de termos uma carga tributária tão elevada torna ridículo aumentar a dívida pública para esses investimentos cujos efeitos práticos são pouco sentidos. Sejamos sensatos, e consideremos que, ainda por cima, dentro dessas cifras de investimentos está incluído muitas obras não super mas ultrafaturadas. O investimento deve aumentar mas não a custas do aumento do endividamento público. O problema é muito mais básico que parece.

  2. Duvido que o governo acredite nas suas próprias mentiras.
    O mais provável é que esse secretáriozinho Márcio Holland esteja achando que todo mundo é burro.
    Mansueto, você deveria ter dito na cara dele o seguinte: Holland, você está mentindo descaradamente. Tenha vergonha nessa tua cara, cretino.
    Por que você perdeu a oportunidade de aplicar um cruzado de direito nesse pilantrão do Holland, Mansueto????

  3. O governo já torrou mais de meio trilhao de reais no bndes nos ultimos 5 anos (chega perto de 1 trilhao em valores de hj se considerar a inflação), distribuindo dinheiro com taxas fixas de 3%-4% a.a. e nem mesmo assim o investimento nao avança.

    é patente que algo está muito errado. é patente que a hr que o bndes tiver que frear esses desenbolsos em ritmo alucinante, a taxa de investimento vai derreter em questão de meses. ou será que a equipe economica pensa que a venda de caminhoes e colheitadeiras vai crescer 50% a.a. pra sempre?

  4. Pingback: Reshaping Brazil’s Retail Scene, Inspired by Vegas and Vanderbilt | The Worthington Post

  5. Pingback: Reshaping Brazil’s Retail Scene, Inspired by Vegas and Vanderbilt | News Journal Today

  6. Pingback: Reshaping Brazil’s Retail Scene, Inspired by Vegas and Vanderbilt | I Love My Lifes

  7. Pingback: Online News BrazilReshaping Brazil’s Retail Scene, Inspired by Vegas and Vanderbilt » Online News Brazil

  8. Pingback: Reshaping Brazil’s Retail Scene, Inspired by Vegas and Vanderbilt - World News Line

  9. Pingback: Reshaping Brazil’s Retail Scene, Inspired by Vegas and Vanderbilt – NYTimes.com

Os comentários estão desativados.