Seminário: Reindustrialização do Brasil

No próximo dia 26 de agosto de 2013, a FIESP vai promover um interessante seminário sobre a reindustrialização do Brasil. Eu vou estar lá como debatedor junto com outros pesquisadores, acadêmicos e empresários de diversas correntes ideológicas. Imaginem Luiz Carlos Bresser Pereira (FGV-SP) e Edmar Bacha (PUC-RJ) juntos. Tenho certeza que o seminário será bastante interessante. Já tenho mais ou menos na cabeça as provocações que vou fazer na minha mesa para estimular o debate.

Para ter acesso a programação do seminário clique aqui e para se inscrever clique aqui. Prometo alguns bons posts sobre o debate depois do seminário.

Seminário FIESP

7 pensamentos sobre “Seminário: Reindustrialização do Brasil

  1. alguém , a iniciativa privada tem que tomar conta desse país que está na mão dos piores incompetentes e corruptos que já se viu.

  2. Mansueto,
    Vc indica algum texto seu sobre o tema? Qual sua opinião sobre a reindustrialização? Qual sua opinião sobre a interferência governamental no fenômeno?
    Um abraço.

    • Acho que não consigo indicar um apenas, mas sim vários. Deixa eu responder com mais detalhes depois quando preparar minha apresentação para FIESP. Mas a ideia que tenho de política de apoio a industria é uma coisa muito mais leve e nem sempre o foco deve ser industria. O pessoal do BID escreveu um capitulo no livro de 2009 – in the age of productivity – que mostram bem políticas de apoio ao setor produtivo de forma mais leve. Me manda seu e-mail que te mando o texto.

      Tenho muitas duvidas se e como o governo deve tentar evitar a desindustrialização. Acho que pelo nosso padrão macro – baixa taxa de poupança e elevada dependência da poupança do resto do mundo- a tendência da nossa indústria é perder participação. Agora se o mundo não quiser nos financiar, o câmbio será mais desvalorizado, o salário real menor e a indústria mais competitiva.

      Vamos depois continuar a conversa sobre esse assunto. Mansueto

Os comentários estão desativados.