Comentário interessante sobre Vale e Venezuela

Paulo Araújo fez um comentário interessante no post que coloquei sobre Vale e governo, comparando as negociações da Vale com China em relação as negociações da China com a Venezuela. Vale a pena ler. Ele levanta também  um ponto que cada vez mais me interessa: até que ponto os empréstimos da China para Venezuela é uma ajuda ou uma forma de enforcar ainda mais um país que passa por dificuldades financeiras?

Tenho a mesma dúvida na relação da China com vários países na África. Esse novo tipo de expansão chinesa no mundo via investimento direto externo e empréstimos é bom ou não para o desenvolvimento de países ricos em recursos naturais, mas que carecem de financiamento e expertise para explorar esses recursos?

A mesma pergunta vale para o Brasil, que está expandindo bastante os investimentos no continente Africano. Gostaria de comparar o IDE da China e Brasil na África e ver o efeito que esses investimentos estão tendos nos países desse continente. O Estado de São Paulo, em matéria sobre Brasil e África no dia 5 de setembro de 2010, produziu o interessante mapa dos investimentos de companhias brasileiras na África que reproduzo aqui.

Seria interessante ter um estudo sobre esse processo. Vou ver se consigo escrever uma proposta de pesquisa.

Um pensamento sobre “Comentário interessante sobre Vale e Venezuela

  1. Caro Mansueto Almeida, comecei a acompanhar com muito interesse seu blog recentemente, indicado por um amigo.
    Engraçado que fiz a mesma pergunta e proposta quando estava elaborando um projeto de tese de doutorado. Pretendo ingressar no programa de pós em Relações Internacionais da UnB.
    Poderíamos conversar mais a respeito, basta mandar um e-mail pra mim.
    Abraço

Os comentários estão desativados.